15 de outubro de 2011

Verão x Proteção

Hello it girls, hoje o post é exclusivamente dedicado à sua pele. Nada de moda, maquiagem, esmaltes e news fashion, hoje o assunto é Proteção Solar. O verão ainda nem chegou e já podemos sentir os efeitos devastadores com que ele chegará e nada melhor do que manter a pele bonita e saudável não só pro verão mas pra todos os meses do ano. Eu particularmente não suportava passar o filtro solar a não ser em idas a piscinas ou praias e após ver alguns dos efeitos que isso estava causando ao meu rosto entrei para turma do pele protegida. Hoje não posso dizer que saio de casa sem filtro solar , virei totalmente adepta e passo todos os dias mesmo ficando com o rosto um pouco brilhoso ou com aquele cheirinho característico é muito melhor proteger-se agora e vir a se preocupar menos mas tarde. As marcas de expressão,manchas e até mesmo o câncer de pele costuma aparecer depois de seus muitos anos de exposição ao sol, portanto fique de olho nas informações a seguir extraídas do nosso amiguinho Wikipédia.



O protetor solar  ou filtro solar  é uma loção,spray ou produto típico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. Entretanto, a loção de bronzeamento é um termo incorreto para o filtro solar, já que sua função é completamente diferente. A loção de bronzeamento é usada para atrair raios ultravioleta visando atingir um melhor bronzeado. Esta é comumente projetada para o uso em piscinas e se projetada ao ar livre pode ou não ter protecção FPS.
Há dois tipos de "protetor" solar: o "químico" e o "físico". O físico, muitas vezes chamado de bloqueador solar, contém maior quantidade de dióxido de titânio, que cria uma barreira para a passagem dos raios UV, ou seja funciona como um refletor - esses bloqueadores são aqueles que deixam uma camada branca sobre a pele, devido ao excesso de TiO2 (dióxido de titânio). Já os protetores químicos possuem substâncias que interagem com a radiação UV absorvendo-a e sofrendo mudanças em suas estruturas; assim a radiação UV é absorvida por essa fina camada de substâncias e não atinge os melanócitos - esse protetores não deixam aquela camada tão branca quanto os bloqueadores.
O FPS (Fator de Proteção Solar) é uma medida de laboratório que indica a efetividade do filtro solar: quanto mais alto o valor do FPS, maior a proteção que o filtro solar oferece contra raios UV-B (a radiação ultravioleta que causa a queimadura solar). O FPS indica a relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar usando filtro solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta à luz solar sem se queimar. Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol deve se queimar 2 horas (120 minutos) se protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção). Na prática, a proteção de um filtro solar depende de fatores como:

   O tipo de pele (cor) do usuário.
A quantidade que é aplicada e a freqüência de reaplicação.
Atividades que o usuário faz (por exemplo, nadar leva a uma perda de filtro solar da pele).
Quantidade de filtro solar que a pele absorve.

Para escolher o FPS deve se relevar as seguintes condições: as pessoas têm que usar, no mínimo, FPS 15, inclusive para quem tem pele mais morena, defesa feita por unanimidade pelos dermatologistas. A regra é: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o FPS. Os dermatologistas garantem que vale a pena investir nos fatores de proteção mais altos, mesmo que as diferenças de proteção não sejam muito grandes - o FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, enquanto o FPS 30 evita 96,7%. "Ainda não é possível se proteger 100%, porém com valores mais altos se consegue um aumento do espectro de proteção", diz o dermatologista Humberto Ponzio.


Tem com usar e ficar bonita SIM, procure o que melhor se adequa a seu tipo de pele, que seja oil free e tenha cheirinho bom, ou seja, sinta-se confortável e ao mesmo tempo protegida com seu uso diário

Não dá mais pra esquecer em !
Beijos melados de protetor (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário